Não sabe como contratar um arquiteto para decorar sua casa? Entenda o passo a passo.

Hoje em dia com a internet, as imagens de ambientes com decoração, estilos e materiais diversos estão cada vez mais acessível ao público, mas conseguir assimilar o conteúdo, setorizar e aplicar todos ou parte dentro do mesmo ambiente de forma harmônica e sem parecer não planejado, são para poucos não profissionais. Nós arquitetos temos a sensibilidade de ler nas entrelinhas a necessidade do cliente e transformar em algo visual.

Mas antes de contratar um arquiteto para fazer o projeto de reforma e decoração da sua casa, é importante fazer uma pesquisa para encontrar um profissional em que você se identifique com o trabalho, a forma de se comunicar com os clientes e a flexibilidade de entender e adaptar os desejos com o que de fato funcionada.

Agora que você já encontrou o profissional que combina com seu estilo, é o momento de você fazer o dever de casa. Segue algumas questões pre precisam ser definidas.

Primeiro: Qual o tamanho da intervenção será realizada no seu ambiente? Definir se será apenas uma mudança na decoração trocando os móveis e objetos ou se será uma reforma, com trocas de revestimentos, materiais e luminárias.

Segundo: Definir o seu orçamento. Agora que já sabe qual serviço procura, é hora de ter a real noção de quanto poderá investir. O profissional de arquitetura é seu aliado, ele precisa saber qual faixa financeira você se encontra, pois vai guiá-lo para sugerir os materiais e acabamentos a serem utilizados.

Terceiro: Definir o estilo e referências de decoração. Quando você já tem noção com que se identifica, agiliza o processo, pois o arquiteto não precisa fazer o estudo de estilos, economiza tempo e o projeto sai mais a sua cara. Então já abra uma pasta no Pinterest e começa a separar todas as fotos de decorações, estilos, marcenarias, cores e materiais que você realmente acha a sua cara e entra em contato com seu arquiteto!

Quarto: Vai aproveitar algum móvel, eletrodoméstico, eletrônico ou objeto de decoração? Já faça a relação de tudo.

Agora vamos entender como funciona o trabalho do arquiteto!

Visita ao local: Antes do arquiteto passar o orçamento, é necessário uma visita ao local para conhecer o ambiente, entender as dificuldades de infraestrutura e definir as suas necessidades.

Visita para medição do local: Agora já fechamos a proposta e o projeto vai começar agora! O arquiteto precisa voltar ao local e medir todo o espaço, pegar a localização das elétricas e hidráulicas (em caso de áreas molhadas), dimensões de portas e janelas e outros detalhes que houver.

Fase de Estudo do Projeto: Aqui o arquiteto começa os primeiros croquis de planta baixa para definir a localização e dimensões dos móveis e circulação dentro do ambiente. Normalmente é feita em torno de três opções e junto a você, vamos definindo quais opções é a mais adequada e se precisa de alguma alteração.

Fase Anteprojeto: Com a planta definida começamos a fase de definir os materiais, equipamentos, aparência das luminárias, móveis e objetos de decoração. Serão desenvolvidos os 3Ds (imagens realistas de cada ambiente), Moodboards (quadro de ideias de decoração), marcenarias sob medida e em caso de reforma, algumas plantas como de elétrica, hidráulica, iluminação, de teto e piso. Após a aprovação começa a fase de orçamentos. Fase boa para fazermos visitas a lojas de móveis e decoração.

Fonte: Enjoy Arquitetura

Fase Executivo: Essa fase é ótima! A fase que só temos que detalhar mais alguns itens que serão executados porque a maior parte do projeto já está definido, quantificado e orçado.

Agora se quiser ter mais conforto e satisfação em todo o processo, nós arquitetos também oferecemos o serviço de gerenciamento da execução, que nada mais é do que administrarmos todos os fornecedores (compra/contratação e entrega/instalação), acompanhamento da equipe e execução da obra, controle do tempo e financeiro.

Espero que agora você se sinta mais íntimo do nosso trabalho. Então, vamos começar seu projeto? Entre em contato, estamos te aguardando! 😉

Beijos, Camila Cunha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *